8 de nov. de 2013

Ravenswood | 1x01 • Pilot - 1x02 • Death and the Maiden
Unknown8 de nov. de 2013


“Não é longe, está ao nosso alcance. Talvez você esteja aí desde que nasceu, sem saber.”


O que você faria se coisas absurdamente estranhas começassem a acontecer ao seu redor?
Como você reagiria caso ouvisse o que os outros não são capazes de ouvir, ou visse o que o resto da humanidade prefere dizer não existir?
Você pode não saber como responder a estas perguntas – ou sim. -, mas para Caleb Rivers (Tyler Blackburn), não acreditar em vida após a morte tornou-se um desafio constante desde que chegou a Ravenswood.

Sendo um spin-off de Pretty Little Liars – série adolescente que retrata a vida de quatro garotas que são perseguidas por uma figura anônima logo após o desaparecimento de sua melhor amiga -, Ravenswood possui um toque de terror e mistério em uma combinação que, dependendo do nível de esforço dos roteiristas durante os próximos episódios, pode se mostrar como uma grande e proveitosa junção.
O primeiro episódio da série foi lançado juntamente com o especial de halloween de Pretty Little Liars, e não demorou muito para que os fãs de Aria Montgomery e suas amigas criassem uma crítica própria sobre o spin-off. Alguns defendem a ideia de que PLL se tornará mais confuso graças a Ravenswood pelo fato de que a nova série apresenta muitos pontos puxados para o sobrenatural.

“E se Alison for um fantasma?” – Esta é a teoria que vêm assombrando os fãs desde o primeiro episódio do spin-off.

Mas deixemos as suposições de lado. O que importa, no momento, é que a série estrelada por Caleb Rivers e Miranda Collins (Nicole Gale Anderson), promete trazer um enredo repleto de reviravoltas e inusitadas aparições espirituais.
A série começa com Caleb e Miranda tendo seu primeiro contato com Raymond Collins (Steven Cabral) - o tio da garota que, por algum motivo, a havia dado para adoção após o falecimento dos pais da mesma -, logo após Hanna pedir para que Caleb ficasse na cidade durante o especial de Halloween de Pretty Little Liars.
Novamente, serei vago nas informações pelo motivo de que alguns podem vir a se interessar nos mistérios da série ao longo do review e não serei eu a estragar. Mas, continuando...
As coisas estranhas começam a acontecer assim que a dupla se estabelece na mansão do tio de Miranda. Cortinas sendo puxadas, poças de água surgindo em meio ao carpete e isso sem contar no quase-afogamento de Caleb durante o banho.
Miranda busca por motivos que tenham feito seu tio a deixar em um orfanato ao mesmo tempo em que procura saber o que houve com seus pais para que tenham morrido. Caleb, enquanto isso, procura por algo que possa explicar as lápides encontradas por ele e por sua amiga, onde o nome dos dois havia sido escrito junto a fotos dos mesmos.
E é nesse contexto em que conhecemos Remy Beaumont (Britne Oldford), a garota que ajudará Caleb a encontrar algumas respostas e, consequentemente, abrirá espaço para mais perguntas.
Remy encontra em si uma pesquisadora nata quando começa a ligar os pontos. Aparentemente, a garota é a primeira a notar que algo de estranho pode estar acontecendo em Ravenswood e parte do mistério está em sua própria casa: Sua mãe, recém chegada à cidade após uma missão que tirou a vida de todos os companheiros da mulher. Estranhamente, apenas ela teve a sorte de conseguir retornar para casa.
O que isso tem a ver com as lápides? Aparentemente, nada, mas quem pode saber? Há anos, o mesmo ocorreu com outro soldado e, pouco tempo depois, um acidente de carro matou cinco jovens na ponte da cidade.
Remy possui um caso escondido com Luke Matheson (Brett Dier) desde que seu pai a proibiu de ver o rapaz. Isto ocorre pelo fato de o pai do rapaz ter morrido recentemente e todos culparem a mãe de Luke e Olivia Matheson (Merritt Patterson) pelo crime. Honestamente, o próprio Luke segue esta suposição.
Deve estar se perguntando que diferença isso pode fazer ao review, mas, para quem contou direito, cinco jovens foram apresentados. E, pode parecer bobeira à primeira vista, mas essa visão muda quando, no final do primeiro episódio, Miranda, Caleb, Luke, Olivia e Remy dividem o mesmo carro.
Algo surge em meio a estrada e Miranda, apavorada, toma o controle do volante no último instante, tentando desviar da suposta garota e deixando Remy – que dirigia até então – sem ter como impedi-la. Os últimos segundos do episódio focam no carro dos jovens caindo da ponte da cidade até um enorme lago.
E surgem, então, os créditos.
Mas engana-se quem pensa que isto será o ápice do seriado.
O segundo capítulo de Ravenswood se inicia no hospital, onde vários médicos fazem de tudo para salvar os adolescentes presentes no carro. Quatro dos cinco saem ilesos e logo despertam, mas, infelizmente, a morte de Miranda logo é anunciada.
O que, com toda certeza, foi um choque para mim.
Em uma breve discussão no hospital, Remy revela que não havia nada na estrada e garante que, se houvesse, ela teria visto. Os próximos minutos se prosseguem com Raymond levando o corpo de sua sobrinha para casa e a Senhora Grunwald (Megan Foster) – que diz ter salvado Alison durante o Summer finale de Pretty Little Liars -, pedindo para que o homem deixasse Caleb permanecer em sua casa por alguns dias.
E então Caleb tem um sonho.
Vemos o rapaz sentado no mesmo carro do acidente, na mesma estrada e com o mesmo clima dominando o cenário. A mesma música de quando o carro caiu preenchia o ambiente e Rivers tem de conter uma onda de susto quando percebe que está sozinho no veículo com ninguém mais, ninguém menos que Miranda Collins.
Em meio a visão de Caleb, a garota pede para que ele volte até o carro e pegue a bolsa dela e, no fim, mostra a Caleb a garota que havia visto no meio da estrada. O rapaz desperta ao finalmente ver o que havia atormentado Miranda e percebe que a Sra. Grunwald está parada bem ao seu lado.
Uma conversa levemente estranha se inicia entre os dois e, durante o jogo de frases, a senhora revela que Hanna havia visitado Ravenswood a procura de Alison, mas que a mesma estava morta e não poderia voltar. – Esta afirmação deixou a mim, honestamente, um pouco confuso.
Mas foquemos em Ravenswood por enquanto.
Enquanto tudo isto acontece a Caleb, Remy continua pesquisando sobre a cidade e descobre uma onda de acidentes ocorridos de tempos em tempos onde, sempre, cinco jovens são mortos. O que levanta outra questão: Se existia uma maldição em Ravenswood, por que então, desta vez, apenas um dos cinco havia falecido?
E, na mansão dos Collins, os eventos sobrenaturais voltam a dar o ar de sua graça. Um livro cai de algo que parecia uma cômoda e Caleb o abre na página marcada, notando alguns trechos grifados.

“Eu e nem ninguém pode viajar essa estrada por você, você deve fazê-la por si mesmo”
“Não é longe, está ao nosso alcance. Talvez você esteja aí desde que nasceu, sem saber”

E então, como que para enfatizar para o rapaz que ele não estava sozinho, o vidro de uma penteadeira próxima se estilhaça em dezenas de cacos de vidro, formando um círculo ao redor de Caleb.
Em uma ligação, Rivers deixa claro que não havia aceitado bem os fatos quando diz para Hanna, sua namorada de Rosewood e uma das protagonistas de Pretty Little Liars, que Miranda continuava bem.
Após isto, Caleb e Remy vão até o ferro velho – para onde havia sido levado o carro após o resgate -, em busca da bolsa de Miranda. Eles a pegam após uma onda de barreiras e, no meio disso, Luke deixa claro que não quer mais ver os dois juntos por Remy quase ter morrido duas vezes enquanto junto à Caleb.
De volta a mansão, Caleb lê uma carta escrita pela mãe de Miranda que estava guardada na bolsa da amiga e, então, vemos Rivers se assustar outra vez com o aparecimento da moça.
Miranda explica que, por algum motivo, não consegue se desligar da casa e pede para que Caleb deixe-a ficar por ali com ele. Após concordar, um novo mistério é jogado no ar: O que está havendo com o espírito de Miranda? Porque ela não consegue seguir seu caminho?
E quem era a garota ensopada em meio a estrada?

Espera-se que o terceiro episódio da série explique mais algumas coisas. Até lá, divirta-se assistindo a Ravenswood e conhecendo Miranda, Caleb, e os outros personagens deste novo spin-off!

Sobre:
Jorge Castro Jorge Castro tem 19 anos, é viciado em livros – e em escrevê-los – e em séries, principalmente aquelas que sabem a hora de parar. Gosta de comédia, romance e praticamente qualquer coisa que envolta o sobrenatural. – Twitter: @Casterjorel