17 de jan. de 2014

Beauty and the Beast - 2x09 • Don't Die on Me
Unknown17 de jan. de 2014


The same old is not so old anymore.


Olá pessoas, hoje vou vos trazer um tipo de review diferente, mais crítico, mais impessoal, mesmo algumas visões da minha parte em termos sentimentais. Não sei se será um padrão a ser seguido daqui para a frente, com menos spoilers e mais análises, mas é o que me apeteceu escrever hoje. rsrsrs
Espero que gostem.
O episódio começa com Cat sendo interrogada por um agente do FBI sobre as acusações sobre o Agente Reynolds. Enquanto responde as perguntas, Cat tem flashbacks do que realmente aconteceu.
A imagem dela atirando em Vincent é a mais forte. Ela precisou de um meio de controlar a fera de matar seu pai, mesmo após ela implorar para o homem que um dia ela achou conhecer melhor que ninguém.
Catherine precisa lidar com essa confusão mental e emocional ao mesmo tempo que precisa se manter fria para lidar com aquela investigação e evitar que qualquer furo acabe com a sua carreira.
O romantismo excessivo da personagem nos faz perguntar quando Catherine deixou de ser uma mulher independente e forte para se tornar em alguém sem carater emocional, completamente suscetível e submissa a qualquer ação e decisão que Vincent tome.
Dizem que o amor é cego, mas Catherine está chegando a um ponto que me faz pensar que o amor é burro também.
Já gostei e admirei mais a personagem, mas desde o começo dessa temporada, e talvez até antes, parece que nos foi apresentada uma Catherine Chandler diferente, o mesmo nome, o mesmo rosto mas um carater diferente.

Ao mesmo tempo que a personagem principal feminina retrocede, Vincent Keller só tende a ganhar cada vez mais pontos. Sim, ele também sofreu uma mudança drástica, mas esta foi justificável e agora podemos ver mais facetas deste personagens, facetas que ele tendia a enclausurar em seu cubículo pessoal de mistério com medo que, junto com a sua condição de besta, fosse exposto de um modo negativo.
Eu acredito pessoalmente que este é o verdadeiro Vincent, o Vince que mais ninguém conhecia a não ser JT, o Vince antes dos experimentos. Talvez um old Vincent um pouco mais arisco e desconfiado, mas ainda assim, ele mesmo. Algo que Catherine não está aceitando muito bem.

Em certa parte eu entendo o lado dela, tentando ao máximo fazer o que é certo e proteger Vincent dele mesmo e é nesses pontos que eu vejo a essencia real da personagem retornando aos poucos e eu penso "ainda há esperanças". E é nesses momentos também que eu tento ver pelo lado de Vincent e percebo o quanto ele está assustado e não é assim tão forte quanto demonstra. Ele tem medo de desiludir todos ao seu redor, então ele os machuca porque considera que só assim eles ficam mais seguros. Mas ele também tem medo de tentar. Tentar seguir em frente e viver a sua vida, mesmo com quase todos os perigos eliminados, ele viveu tantos anos se escondendo, vivendo nas sombras, sendo outra pessoa qualquer, que ele não tem mais segurança para ser ele mesmo a 100%.
Com a tomada de decisão de Cat de deixar Vincent seguir a vida dele longe dela após os últimos acontecimentos, ela começa a se sentir vazia e tentada a procurá-lo e a comparar a sua vida quando tinha sua preocupação concentrada em Vincent com o ter que lidar com a normalidade do cuotidiano.

O aparecimento desta nova Fera feminina, o que era um caso raro, mais raro ainda por ela ter herdado os genes e não ter sido uma cobaia como todas as outras Feras, nos insere em um novo tipo de triângulo amoroso. Ambas as feras de Vincent e Tori são atraídas mutuamente, como dois animais selvagens em extinsão que se encontram e percebem serem os últimos à face da Terra, como Adão e Eva.
Eu acredito que não haja um real sentimento por parte de Vincent em relação a Tori no entanto essa novidade de haver uma fera feminina que atraia a sua fera e o faz reagir de um modo incontrolável e novo, torna toda essa questão de triângulo amoroso mais real. Ao contrário, penso que Tori realmente tem sentimentos por Vincent, não só porque ele a ajudou a se encontrar e salvou sua vida várias vezes como também a fez sentir que não estava sozinha no mundo após essa descoberta de seus genes.

As coisas começam a apertar para o lado de Catherine, quando o detetive investigativo do FBI torna a aparecer com novas evidências e novas suspeitas. Catherine se vê cada vez mais com a corda no pescoço, tentando manter o equilíbrio entre salvar sua carreira e proteger a identidade de Vincent.
Com isso tudo Gabe demonstra cada vez mais sua fidelidade a Catherine e o quanto está disposto a fazer tudo para a proteger. Longe eram os tempos em que eu confiava em Gabe desconfiando. Ele provou todo o seu valor e toda a sua real intenção, ele ganhou o seu perdão perante os espetadores e está ganhando cada vez mais lugar em nossos corações.
Mesmo que muitos continuem lutando por manter o ship Vincat vivo apesar de todas as controvérsias, é impossível não torcer para que Gabe ganhe algum mérito no coração de Catherine e quem sabe uma chance. Não estou dizendo que apoio que Vincat acabe, mas todas as relações têm os seus vai-e-vem e todos sabemos que só passando por alguns testes, algumas mudanças e algumas novidades podemos realmente entender o que sentimos no final de tudo. E eu acredito que é exatamente isso que ambos precisam, seguir em frente, tentar novos rumos, começar novas vidas e caso algum dia tornem a se cruzar e perceberem que foram feitos um para o outro, então give love a second chance. Como se costuma dizer: se você deixar um pássaro livre para voar e ele retornar, ele é teu, se não, ele nunca te pertenceu. Ditados populares sempre têm sentido.

Pausando para um momento de comentários mais pessoais: o choque tomou conta de mim com a frase declarativa e afirmativa de Tess ao acusar e justificar os motivos de JT por ter permanecido do lado de Vincent por 10 anos, colocando sua vida em modo de espera, se escondendo e dando o máximo de si para o proteger e o ajudar. A verdade subentendida na frase de Tess me fez interpretar como que na verdade a lealdade e amizade de JT por Vincent não é realmente só isso.
Sim, houve um tempo, na primeira temporada, que eu suspeitei dos sentimentos de JT por Vincent, mas logo eu interpretei esses ciúmes por Cat como super proteção, medo que tudo saísse fora do controle, mas com o tempo se percebia que JT aceitava cada vez mais tudo aquilo e até começava a seguir a vida dele, então essa minha suspeita deixou de ter qualquer sentido.
No entanto com essa indireta de Tess, isso voltou novamente e pelo que me pareceu, até o próprio JT se demonstrou completamente surpreso por essa suposição, demonstrando que ele mesmo não teria qualquer consciência sobre seus reais sentimentos.
Mas ainda assim ainda é tudo uma intuição da minha parte, nada declarado e oficial no episódio ou na série.

Mais uma vez durante o episódio eu pude perceber a diferença entre Catherine quando está lidando com seus sentimentos por Vincent, da Catherine que age como ela mesma para o proteger. Vemos a verdadeira essência da personagem neste último e isso me faz perguntar o que a faz ser tão diferente quando está lidando com o que sente e com a sua relação com Keller. E eu poderia começar aqui lançando um monte de suposições, mas nenhuma delas responderia à verdade. Então eu penso que isso poderia ser algo a ser explorado ao longo dessa temporada a fim de recuperar os fãs de Cat e de salvar a personagem.

Voltando para momento de comentários pessoais: okay, eu fui totalmente precipitada e errada em minhas conclusões anteriores (sim eu estou escrevendo essa review ao mesmo tempo que estou acompanhando o episódio porque esse é o meu mojo), but I dind't see THIS coming!
Como assim JT é responsável por Vincent se tornar uma Fera? Eu esperava TUDO, menos isso.
Ainda preciso entender mais sobre essa revelação, muito provavelmente será mais explorada nos próximos episódios, mesmo que JT tenha justificado como que uma maneira de manter seu amigo a salvo da guerra.

Enfim, o episódio se concluiu com Vincent aceitando ser levado para o hospital após ter salvado Tori das mãos de novas ameaças às feras, Gabe trocando as evidências contra Catherine e salvando a carreira dela, Catherine se deparando com ossadas suspeitas em um esconderijo que pertencia ao pai de Tori, Tori convencendo Vince a enfrentar o mundo sem precisar mais se esconder, se oferecendo para fazer isso com ele e Gabe aparecendo à porta de casa de Catherine, tendo como comentário da mesma a conclusão a que chegou sobre os seus sentimentos por Vincent e toda a sua necessidade de o ajudar se dever ao fato de ele ter salvo a vida dela inúmeras vezes a deixando com sensação de dever de fazer o mesmo para com ele.

E eu sei que muitos espetadores viram isso como uma justificação para Cat ter se apaixonado por Vincent e ficaram revoltados, considerando que os produtores fizeram isso para que pudessem ser formados novos casais, mas eu interpretei isso como apenas um processo pessoal para Catherine de entender toda essa sua necessidade de fazer tudo por Vincent, o ajudar a se encontrar como pessoa para além da Fera, não invalidando ou anulando seus sentimentos por ele, a paixão, o amor. Desse modo ela se sentiu livre de algo que a prendia de um modo negativo a Vincent, permitindo-a de seguir com a sua vida e recomeçar, talvez com Vincent, talvez com Gabe, talvez sozinha.

É um recomeço merecido para todos os personagens. Um novo rumo para a série. E mais um desafio para os produtores.









Sofia Sampaio
Sofia SampaioGeminiana de 22 anos. Extrovertida, faladora, lunática, principalmente lunática. Aficionada por séries, sonha um dia cursar cinema e ter um futuro como Realizadora, Produtora ou algo do tipo. ^_^
Me siga por aí: AboutMe.